Apresentação do tema: as
crianças de hoje vivem em um mundo globalizado e tecnológico, tendo muitos
recursos a sua disposição. Logo, a iniciativa dos professores de trazer a
música para a sala de aula é extremamente válida, pois proporciona
aprendizagens significativas numa época em que é necessário despertar o
interesse das crianças (início da alfabetização) e ainda contribui para a
formação cultural dos alunos.
O trabalho com a música vem ganhando
força a partir da lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que
determina que a música faça parte do componente curricular da Educação Básica.
Segundo o Referencial Curricular Nacional “As crianças interagem com a música,
as brincadeiras e os jogos: cantam enquanto brincam, acompanham com sons os
movimentos de seus carrinhos, dançam e dramatizam situações sonoras diversas,
conferindo personalidades e significados simbólicos aos objetos sonoros e a sua
produção musical”.
A
música promove o desenvolvimento físico e emocional da criança, despertando
estímulos que favorecem a interação sócio-cultural e a criatividade, pois a
música tem uma forte ligação com o brincar. A utilização da música proporciona
um ambiente alegre, descontraído e agradável.
Certezas provisórias
*
Trabalhar com cantigas e músicas interessantes desperta a curiosidade dos alunos;
* A
utilização de textos já memorizados pelos alunos (como as cantigas) usa os
conhecimentos prévios para estimular a alfabetização;
*
Através de um trabalho com música se torna possível lidar com a expressão
corporal e com a proposta de letramento.
Dúvidas temporárias
* A
proposta da alfabetização através da música pode criar nos alunos habilidades
de interpretação?
*
Exercitando as habilidades de interpretação, os estudantes melhoram também seu
desempenho em outras matérias?
* É
possível integrar a família em atividades de um projeto sobre música?
* A
música melhora a oralidade e desperta o interesse dos alunos por questões de
letramento?
* A
música é uma metodologia de ensino bastante utilizada?
* É
possível abordar a matemática através da música?
Atividades de concretização do projeto
*
Pesquisar referencial teórico sobre o uso da música em sala de aula;
Nessa
etapa o grupo buscará fontes de informação sobre a temática do projeto. o
objetivo será ampliar o nível de conhecimento dos integrantes, de modo que seja
possível criar fichas de leitura e resumos que servirão como bibliografia
básica ao longo da realização do projeto. O material citado abaixo será lido e
analisado detalhadamente para que se produza referências para as próximas
etapas.
ANTUNES,
Celso. Inteligências Múltiplas e seus jogos. São Paulo: Editora Vozes, 2000;
FERREIRA,
Martins. Como usar a música na sala de aula.
*
Realizar uma pesquisa de campo com professores que trabalham nos anos iniciais;
(Entrevistas
com professores e observação em escolas);
A
entrevista tem como objetivo avaliar se as escolas estão cientes sobre a lei nº
11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a música faça
parte do componente curricular da Educação Básica e descobrir como a música é
trabalhada na sala de aula, e se faz parte da metodologia de ensino dos
educandos.
*
Examinar com atenção entrevistas e projetos que falem sobre a música no
cotidiano escolar;
Apesar
de pouco utilizada, a música torna-se uma grande aliada ao aprendizado escolar.
Na internet encontramos algumas matérias e reportagens de educadores que
romperam com a forma tradicional de ensino e estão obtendo excelentes
resultados. Dessas entrevistas e projetos, vamos extrair os desafios, os pontos
positivos, os negativos assim como seus resultados, ajudando a estabelecer um
norte aos futuros educadores.
*
Coletar modelos de atividades diversificadas que integrem a música e
letramento;
Com
a revolução cultural advinda da popularização da internet, os atuais e futuros
educadores foram desafiados a encontrar novas maneiras de “prender a atenção”
do educando. Com inúmeras formas de entretenimento disponíveis a escola precisa
se reinventar, buscando atividades de interação, de participação. O quadro
negro por si só, não consegue manter o educando interessado em aprender, por
isso a necessidade de novas atividades entre elas a música.
*
Criar um vídeo sobre a temática do projeto.
Assim
como as crianças os jovens universitários do século XXI já não têm a mesma
paciência para aprender somente através da leitura, então, é preciso adaptar-se
as novas mídias, também no ambiente universitário e como forma de organização
dos tópicos abordados vamos criar um vídeo sobre a temática do projeto.
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