segunda-feira, 5 de maio de 2014

Projetos

Olá pessoal!
Essas são ideias de atividades relacionadas à música que o grupo encontrou navegando por sites e blogs de educação. Na maior parte das propostas são usadas cantigas de roda para abordar a alfabetização, sendo que não deixa-se de trabalhar com todos as áreas do conhecimento como, por exemplo, artes e matemática.
O projeto ainda está em construção e vai ser aplicado nas turmas de 1º ano do ensino fundamental que a Andressa e a Ketelyn tem. Como a proposta ainda está em construção, algumas partes ainda estão incompletas. Mas ao longo da realização, pretendemos completar todos os itens.

Justificativa: a sala de aula, principalmente na época da alfabetização, deve ser um espaço capaz de favorecer as aprendizagens, estimulando a aquisição de novos conhecimentos. Assim, o trabalho com questões de letramento ganha fundamental importância, já que além de constituir uma tarefa escolar, ainda ocupa uma função social. Nesse sentido, utilizando recursos diversificados, tais como a música, por exemplo, se torna possível realizar uma proposta de trabalhado apoiada nos pressupostos da teoria construtivista e interacionista, quando se torna necessário que aluno aja sobre o objeto de estudo.

Objetivo geral: Despertar o interesse por questões de letramento, utilizando os recursos disponibilizados, principalmente a música, para realizar propostas de alfabetização.

Etapas de realização:
* Investigação dos conhecimentos prévios dos alunos
O professor deve questionar seus alunos, levantando suas hipóteses e descobrindo o que os alunos sabem sobre a música, principalmente cantigas de roda e parlendas.
* Apresentação do projeto
O professor irá apresentar para a turma a proposta de trabalho, relatando o que será feito ao longo das aulas.
* Atividades
- Caixinha com palavras e desenhos (adaptação da brincadeira batata-quente).
Será colocado em uma caixa palavras e desenhos relacionados as cantigas de roda. O professor colocará uma música para tocar. Ao sinal, as crianças terão que passar de mão em mão a caixinha e quando a música parar, que estiver com o objeto na mão deverá abrir e sortear uma palavra. Em seguida, a turma terá que identificar qual cantiga contém o que foi sorteado.

- Exploração da cantiga Caranguejo não é peixe
Cartaz com a letra da cantiga escrita. Pedir que os alunos localizem determinadas palavras como, por exemplo, caranguejo, enchente, etc.
Cantar a música, fazendo os devidos gestos. Pode-se expor o vídeo retirado do dvd da Galinha Pintadinha.
Folha de exercícios: completar com o que se pede.
PALAVRA
LETRA INICIAL
LETRA FINAL
NÚMERO DE LETRAS
ENCHENTE



MARÉ



CARANGUEJO



PALMA



Interpretação da música: sobre o que fala a letra, etc.
Pesquisa sobre a vida dos caranguejos: como eles são, onde eles vivem, como eles se alimentam, para que eles servem, etc.
Registro da pesquisa com desenho livre.
Criação de listas de palavras que comecem com a letra C (de caranguejo).
Criação de um caranguejo com papel desenho. Modelo: meio círculo como corpo, duas garras, dois círculos como olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário